Procurar

✕
APPA – fmtc – logotipo2xAPPA – fmtc – logotipo2xAPPA – fmtc – logotipo2xAPPA – fmtc – logotipo2x
  • Início
  • APPA
    • Associação
    • Associados
    • Protocolos
    • Regulamentação
      • Cronologia
      • Documentos
  • Notícias
  • Eventos
  • Estudos Científicos
  • Contactos
✕
  • Início
  • Notícias
  • Estudos Científicos
  • Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor
Mostrar tudo

Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor

Palavras Chave: Fibromialgia, Acupuntura, Eletroacupuntura, Dor Crónica, Reumatismo

Objetivo: Avaliar a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia, considerando-se como desfecho primário a resposta imediata da escala visual analógica (VAS) para avaliação da dor.

Resultados: A variação entre o valor da EVA final e da EVA inicial foi de –4,36 ± 3,23 (P = 0,0001) no grupo de tratamento e de –1,70 ± 1,55 no grupo de controle (P = 0,06). A diferença na amplitude de variação da EVA (EVA inicial – final) entre os grupos favoreceu o procedimento verdadeiro (P = 0,005). O tamanho de efeito (effect size – ES) para o grupo de tratamento foi de d = 1,7, o que é considerado um efeito grande. Embora com uma amostra reduzida, seu poder estatístico para esses resultados foi bastante relevante (94,8%).

Conclusão: A acupuntura mostrou ser eficaz na redução imediata da dor em pacientes portadores de fibromialgia, com um tamanho de efeito (effect size) bastante significativo.

Ver Documento

Fonte: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbr.2014.06.001

              (Revista Brasileira de Reumatologia)

Partilhar
6

Publicações relacionadas

Comissão de Estudos Científicos


Ler Mais

Efeitos da Acupunctura e da Moxabustão na Recetividade Endometrial de Mulheres Inférteis Submetidas a Fertilização In Vitro com Transferência de Embriões: situação atual e estratégias de intervenção


Ler Mais

Alteração em tempo real da autorregulação cerebral dinâmica após acupuntura no ponto GB34/34VB


Ler Mais

Fundada em 21 de Maio de 2001, sob a designação de "Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupunctura", a APPA é uma associação de âmbito nacional.


Documentação Legal

  • Política de Privacidade de Dados Pessoais
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Centros de Arbitragem de Conflitos

Links Úteis

  • ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde
  • ERS – Entidade Regulador de Saúde

Recolha de Resíduos Hospitalares

  • Cannon Hygiene
  • Ambiwaste
Copyright © 2026 APPA-fmtc - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por: Ignite Business

Erro: Formulário de contacto não encontrado.