Sexta-feira – 3 de novembro
14h00 | Abertura do secretariado
14h30 | Sessão Solene de Abertura
14h50 – Início dos trabalhos – Fisiologia da Acupunctura – Dra. Carmen Simão
“Ativação de Mastócitos Subcutâneos em Pontos de Acupuntura Aciona a Analgesia: Um Tributo a Jimey Song”
Sinopse: O efeito analgésico da acupuntura é hoje amplamente reconhecido. As lacunas que no passado obstruíam o entendimento do mecanismo acupuntural são cada vez menores, graças aos avanços da tecnologia, mas também, pela dedicação e persistência de muitos investigadores.
Os mastócitos são células imunes e a primeira linha de defesa do sistema imunológico inato. Na década de 1970 surgem as primeiras investigações que relacionam estas pequenas células ao mecanismo da acupuntura e seu efeito analgésico. Desde então um novo campo foi aberto, permitindo a identificação de uma variedade de células, vias de sinalização e moléculas presentes em pontos de acupuntura, que são os mediadores de diversos efeitos terapêuticos, tal como a ação reguladora da acupuntura sobre o sistema imunológico.
15h20 | Painel 1 – Movimento Madeira
“A Primavera dos 5 Movimentos – a força de um grande General” – Dr. António Franco
Sinopse: Funções do Fígado e Vesícula Biliar à luz da Medicina Chinesa e suas inter-relações com os restantes movimentos. Emoções conectadas a esta energia e perturbações no organismo humano quando as mesmas estão em desequilíbrio. Etiopatogenia das patologias ginecológicas da mulher relacionadas com este movimento
O que mostra a evidência:
“Ensaio clínico sobre selecção de pontos de acupuntura no tratamento de dismenorreia primária” – Dra. Margarida Correia
Sinopse: Neste ensaio clínico são observados e comparados o tratamento com um único ponto de acupuntura versus combinação de pontos, assim como a realização do tratamento antes da menstruação ou logo após a primeira ocorrência de dor.
Assim, este estudo compreende 4 grupos: 2 grupos em que um consiste no tratamento com um único ponto e outro com combinações de pontos. Sendo que cada um destes 2 se subdividem também em dois grupos: um em que o tratamento de acupuntura é realizado antes da menstruação e outro em que é realizado logo após a ocorrência de dor.
Os efeitos terapêuticos foram analisados após o tratamento durante três ciclos menstruais e com um período de follow-up de 3 ciclos menstruais após o tratamento.
16h20 |Coffee Break “Reencontrar colegas”
16h50 | Painel 2 – Movimento Terra
“Fisiologia e Fisiopatologia do Centro: as relações do Movimento Terra na saúde e doença” – Dr. Luiz Moreira Júnior
Sinopse: Explorar o Movimento Terra como eixo central das relações de saúde e doença, sob a óptica da Medicina Chinesa e as suas possíveis correlações anatomofisiológicas, tanto contemporâneas, quanto antigas, com o funcionamento correto do corpo humano e com os mecanismos de doença.
O que mostra a evidência:
“Efeitos terapêuticos da acupuntura integrada e fitoterapia chinesa na esofagite de refluxo” – Dr. João Lacerda
Sinopse: Apresentar os resultados da comparação e as diferenças nos efeitos terapêuticos clínicos na esofagite de refluxo entre a terapia combinada de decocção huazhuo jiedu jiangni (a decocção para resolver a turva, desintoxicação e reduzir o qi patológico ascendente em suma) e acupuntura, omeprazol e fitoterapia chinesa.
17h50 | Comunicações Orais:
“Resultados imediatos em dermatologia: análise de caso clínico” – Dr. Sérgio Ferreira
Sinopse: Neste trabalho iremos analisar um caso clínico de eczema, agravado por stress, que foi tratado recorrendo a uma combinação de acupuntura do método do equilíbrio e acupuntura ortodoxa do mestre Tung, juntamente com o raciocínio clínico de MTC.
Tendo como objectivo principal mostrar como usar estas técnicas em conjunto com um raciocínio e diagnóstico de MTC de forma a optimizar resultados clínicos.
“Nova área de craniopuntura no tratamento de alterações do olfato” – Dra. Paula Sousa
Sinopse: Nesta apresentação falarei brevemente da descoberta de uma área de intervenção em acupuntura craniana resultante de uma dinâmica dicotómica, primeiro como resposta a uma maior procura para tratamentos de alterações sensoriais de olfacto e paladar, sequelas típicas do pós-covid 19, segundo, como parte integrante do meu projeto de tese de doutoramento, onde, se estuda a Eficácia da Acupuntura no tratamento de neuropatias periféricas induzidas por quimioterapia.
18h35 | Fim do primeiro dia
Sábado – 4 de novembro
09h00 | Abertura do secretariado
09h30 | Movimento Zen – Qi Gong – Dr. Manuel Cruz
10h00 | “Saberes e Sabores: Pediatria nas 5 estações” – Dra- Diana Pinheiro
Apresentação do livro “Saberes e Sabores”
Sinopse: Nesta palestra será possível descobrir como ultrapassar o desafio da introdução alimentar através de 5 métodos, bem como conhecer algumas receitas e estratégias para afeções mais comuns nas várias estações do ano.
10h30 | Coffee Break “Partilha experiências”
11h00 | Inov Talk – “A MTC na Medicina Dentária” – Dr. Hugo Tsou Ferraz
Sinopse: A MTC de uma forma geral, e a Acupuntura mais especificamente, atingiram nos dias de hoje um patamar tecnológico e científico de tal forma desenvolvido, que conseguem alcançar o rigor baseado numa evidência científica, tão desejado e obrigatório para qualquer prática médica no mundo Ocidental.
A validação científica dos conhecimentos antigos, a melhor compreensão e tradução de artigos escritos em Mandarim, e naturalmente a própria evolução técnica da acupuntura, permitem fazer uma ponte muito fidedigna entre uma correlação da Medicina Ocidental com a MTC.
A “Ciência dos 5 Elementos” surge neste ambiente, como um dos melhores exemplos de uma das áreas da MTC mais utilizada pela classe médica ocidental, quer a nível de diagnóstico quer como plano de tratamento.
A Medicina Dentária tem por si só um conjunto de características próprias, pelas características das suas patologias, que a transformam num ambiente excelente para a intervenção da acupuntura.
A dor, a ansiedade e o medo de um tratamento, o controle hemorrágico pré ou pós-cirúrgico, as desordens temporo-mandibulares, parestesias linguais, emergências médicas, diagnóstico pela língua, entre outras, são alguns dos exemplos nos quais a MTC e a acupuntura se tornam numa excelente ajuda, numa perspectiva integrativa e de complementaridade.
Nesta apresentação serão revistas as principais correlações entre a MTC e a Medicina Ocidental, os princípios que regem cada um dos tratamentos médico-dentários com acupuntura, bem como que investigações e/ou estudos contemporâneos poderemos abraçar para alcançar o melhor dos dois mundos.
11h30 | | Inov Talk – “O Futebol e a Medicina Tradicional Chinesa” – Mestre Paulo Araújo
Sinopse: Este é um momento de afirmação da eficácia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), no tratamento de lesões desportivas e na melhoria da performance no “Alto Rendimento“.
A crescente notoriedade ganha pela MTC nos últimos anos, advém da sua abordagem holística que nos permite chegar de forma eficiente ao indivíduo.
A recuperação em tempos recordes de lesões e patologias de atletas de topo, quer a nível nacional quer internacional, que a ela recorrem, atestam os excelentes resultados que esta obtém, projectando com a sua exposição mediática a MTC a um nível global.
É portanto, este o momento de refletirmos e juntar esforços para afirmar a nossa especialidade nas mais diversas áreas de intervenção.”
12h00 | Almoço
14h00 | Painel 3 – Movimento Metal
“A Ciência do Elemento Metal: do Clássico para o atual” – Dr. Rui Freitas Gonçalves
Sinopse: Examinaremos a interpretação moderna do Elemento Metal na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) à luz de sua perspectiva clássica. Exploraremos as correlações entre o Elemento Metal e condições respiratórias e gastrointestinais, bem como a aplicação contemporânea de técnicas da MTC. Esta apresentação destaca como a integração da sabedoria milenar da MTC com a ciência moderna pode beneficiar a saúde e o bem-estar.
O que mostra a evidência:
“Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da Tuberculose Pulmonar, em combinação com a Medicina Ocidental” – Dra. Helga Mota e Dr. António Coutinho
Sinopse: Estudo aleatório que avalia as diferenças entre a Medicina Tradicional Chinesa combinada com a Medicina Ocidental, e a Medicina Ocidental isoladamente para o tratamento da tuberculose secundária e seu impacto na avaliação da eficácia clínica e segurança de pacientes. Neste estudo chegou-se à conclusão de que a decocção da Medicina Tradicional Chinesa combinada com a quimioterapia da Medicina Ocidental pode melhorar de forma mais eficaz os sintomas clínicos, melhorar a taxa de sucesso e reduzir os efeitos adversos associados à quimioterapia da medicina ocidental. Assim, apurou-se que o efeito de cura da combinação da Medicina Tradicional Chinesa e Ocidental para o tratamento da tuberculose secundária é melhor do que o da Medicina Ocidental isoladamente e conduz à redução da incidência de reações adversas.
15h00 | Painel 4 – Movimento Água
“Tratamento das Sequelas da Doença de Legg-Calvé-Perthes” – Dr. João Catarino
Sinopse: A Doença de Legg-Perthes atinge maioritariamente os meninos entre os dois e os nove anos de idade. Apesar de não ser considerada uma doença grave, é uma doença extremamente desagradável e que pode deixar sequelas para toda a vida.
A cirurgia é a ferramenta terapêutica que a medicina convencional tem para resolver a sequela resultante desta doença, que é a diferença de crescimento entre os membros inferiores.
Pretendo com esta apresentação, mostrar que a Medicina Chinesa pode evitar a cirurgia, alongando o membro mais curto e, eliminando igualmente todos os desequilíbrios que resultam da diferença de tamanho entre os dois membros inferiores.
O que mostra a evidência:
“Combinação dos Pontos de Acupuntura para a Doença de Alzheimer: Uma Análise de Regras de Associação” – Dra. Carmen Simão
Sinopse: Pesquisas indicam que a acupuntura pode ser um procedimento terapêutico seguro no tratamento da Doença de Alzheimer apresentando resultados promissores no que se refere a uma melhora do declínio cognitivo e memória dos pacientes.
O artigo proposto apresenta os resultados de uma série de estudos clínicos controlados, a fim de analisar opções de combinações de pontos de acupuntura que sejam úteis tanto para abordagem de futuras pesquisas, bem como indicação terapêutica a ser considerada no tratamento de doentes de Alzheimer.
16h00 | Intervalo
16h30 | Painel 5 – Movimento Fogo
“Shen e Insónia – Vítimas da Guerra do Fogo” – Dra. Sílvia Beviano
Sinopse: As mudanças sociais e económicas registadas no último século contribuem fortemente para as Perturbações do Sono, que ameaçam a saúde e a qualidade de vida da população mundial. A insónia é uma perturbação primária do início e manutenção do sono, caracterizada por alterações na qualidade, na quantidade ou no horário do sono.
Em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a qualidade e a quantidade do sono estão correlacionadas grandemente com o estado do Shen (Mente). O Xin (Coração) é o Zang (Órgão) responsável pelo Shen (Mente), sendo o Zang (Órgão) mais envolvido nos quadros de insónia, mas não é o único.
O que mostra a evidência:
“Insónia” – Dr. Hugo Canão
Sinopse: Tratamento da Insónia com Base no Mecanismo da Fisiopatologia da Acupuntura em Combinação com a Fitoterapia
17h30 | Atribuição de prémios das comunicações orais
18h00 | Sessão de encerramento
Saiba mais sobre este evento e outras iniciativas APPA-fmtc no menu EVENTOS!